CONHEÇA NOSSOS PREÇOS
SOLICITE UM ORÇAMENTO »

LIGUE PARA NÓS:
11 4231-5566 / 11 4231-2187

secador de ar comprimido

 

Entenda como o secador de ar comprimido pode ser fundamental para o desempenho de um compressor

 

O secador de ar comprimido influencia na qualidade do ar em sistemas pneumáticos de indústrias.

Ele é um mecanismo muito importante para manter o funcionamento adequado de linhas de montagem, oficinas mecânicas e até mesmo a construção civil.

Quer saber como um secador de ar comprimido pode ser essencial para o pleno funcionamento de um compressor?

Continue lendo o conteúdo, vamos explicar a importância deste item para a produção e refrigeração do ar nos mais diversos objetivos de aplicabilidade.

 

Acompanhe!

 

O que é um Secador de Ar Comprimido?

Você deve estar se perguntando o que é um secador de ar comprimido. A gente descomplica essa questão de maneira simples.

Basicamente, é um item muito utilizado para o tratamento do ar. No qual seu processo de secagem depende do tipo de secador manipulado.

Isso porque, entre as opções existentes pode ser usado o modelo por refrigeração, dessecante ou por membrana. Cada qual com o consumo de energia de forma totalmente diferente.

Vamos usar o secador de ar comprimido por refrigeração como exemplo, composto de compressor, condensador, evaporador e ventilador.

Para obter uma performance eficiente, os secadores de ar comprimido precisam contar com certos dispositivos para o tratamento do ar, como:

 

  •  Um Filtro Coalescente l link com outro conteúdo para eliminar as impurezas;
  •  Um Pressostato para proteger o secador (caso ocorra um aumento na pressão);
  •  Um Separador de líquido e óleo para desagregar as sujeiras e a água do ar comprimido;
  • E por fim, a Válvula Solenoide que retira a água para fora do secador, com o objetivo de eliminar os condensados formados dentro do mecanismo de secagem.

 

Atualmente, o secador de ar comprimido por refrigeração possui um sistema de automação capaz de economizar energia elétrica e manter a qualidade do ar.

 

Como Funciona o Secador de Ar de um Compressor?

O secador de ar comprimido é um elemento fundamental para a conservação do oxigênio, sendo incumbido de eliminar a água deixando o ar seco.

Os modos existentes para secagem da rede de ar comprimido, normalmente manuseados são por refrigeração e absorção.

A principal função de um secador de ar comprimido é garantir a segurança e o tratamento adequado de ar que será utilizado em sistemas, válvulas e cilindros pneumáticos.

Além de instrumentos de controles, pistola de pintura, núcleos de filtros, máquinas de jateamento, equipamento odontológicos e médico hospitalar.

 

O que a Falta de um Secador de Ar Comprimido Pode Causar?

Quando não há um secador de ar comprimido instalado no compressor, a umidade presente no ambiente pode ser captada pelo aparelho e enviada diretamente ao sistema.

A transformação da umidade em água, pode ocasionar sérios danos às máquinas e mangueiras, dando origem à manutenções constantes, prejudicando a performance do compressor com paradas para fazer sangria da rede.

O tipo de equipamento vai especificar a necessidade do secador de ar comprimido fazer parte do compressor ou ser apenas um acessório.

 

É o que veremos a seguir!

 

Secador Externo X Secador Integrado

Confira abaixo, as principais diferenças de instalação entre os dois tipos de secadores.

 

Secador Externo

  • Exige mais espaço físico na sala de compressores para ser instalado;
  • Envolve custos de interligação com o compressor, como compra de tubulação e mão de obra para o serviço de soldagem e instalação;
  • Necessita de instalação elétrica para que a energia chegue ao componente;
  • Demanda a instalação de filtros extras na tubulação que liga o secador ao compressor. Essa estrutura, feita geralmente de aço galvanizado, costuma se desgastar ao longo do tempo com a passagem de vapor d’água.

 

Secador Integrado

  • Ocupa o mesmo espaço do compressor, pois vem embutido no equipamento, economizando espaço;
  • Dispensa custos de interligação, pois está conectado ao compressor;
  • Utiliza o mesmo circuito interno de energia do compressor;
  • Dispensa filtros na ligação com o compressor. O equipamento está conectado ao componente por um tubo tratado, imune à oxidação.

 

Por que Aplicar a Refrigeração no Secador de Ar?

Inicialmente, precisamos saber o que é um Ponto de Orvalho.

Este componente que designa a temperatura do vapor de água presente no ar e que passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas por meio da condensação.

De modo simples, o ponto de orvalho é definido como temperatura do ar comprimido que deve ser resfriado para que a condensação de água se inicie.

Sendo assim, o secador de ar comprimido tem a missão de encontrar o ponto do orvalho para que não tenha saturação, através da refrigeração o secador reduz a temperatura do ar para a água condensada ser removida por drenagem.

A temperatura de ponto de orvalho é equalizada em 3ºC, mantendo-o pressurizado e livre de água, considerado um ar seco.

 

A Importância em Utilizar o Secador de Ar 

Além de preservar a qualidade do ar, o secador de ar comprimido podem gerar uma economia considerável. Sabe por quê?

Os atuais sistemas de secadores por refrigeração atingem prejuízos de cargas mínimas.

Por isso, é muito importante utilizar o secador para obter excelentes desempenhos e resultados satisfatórios.

Além de é claro, oferecer uma durabilidade maior e qualidade no processo, no que se refere ao tratamento do ar e custo-benefício.

Independente do tipo de secador de ar comprimido, é necessário o auxílio de um profissional especializado para instalar e realizar a manutenção preventiva do item.

Faça o tratamento adequado do ar com segurança.

 

Tubulação de ar

  
2020 Copyright © HC Compressores