CONHEÇA NOSSOS PREÇOS
SOLICITE UM ORÇAMENTO »

LIGUE PARA NÓS:
11 4231-5566 / 11 4231-2187

Manutenção de Compressores industriais

 

 Saiba a importância da manutenção de compressores industriais para resultados surpreendentes

 

Assim como qualquer equipamento, o compressor de ar exige reparos que devem ser feitos para uma vida útil prolongada. Por isso, a manutenção de compressores industriais é tão importante para o desempenho e segurança da máquina.

A combinação de dois fatores conta muito para a eficiência do procedimento e para a preservação de um compressor de ar. Sendo eles: a periodicidade da manutenção preventiva e o domínio de profissionais altamente qualificados.

Mas afinal, qual impacto a manutenção de compressores industriais representa para a produtividade do seu negócio?

Continue lendo este artigo e descubra!

Características e Utilidades de Compressores Industriais

Você sabe para qual finalidade os compressores industriais são manuseados?

Devemos partir da premissa de que apesar de carregar em sua definição o setor industrial, os compressores de ar são muito utilizados para pinturas em larga escala em consultórios odontológicos, hospitais e indústrias farmacêuticas.

Esse modelo de compressor é especial para a pintura na produção de peças automotivas, embalagens, aparelhos eletrônicos, equipamentos hospitalares e máquinas que demandam um bom funcionamento em situações específicas de ambiente, como altas e baixas temperaturas, por exemplo.

A principal função do equipamento é aumentar a pressão do ar e de materiais em estado gasoso, como o vapor de água e hidrogênio, por exemplo.

A pintura profissional requer um desempenho satisfatório para o resultado final. Sendo assim, os compressores industriais são rápidos na hora de cobrir e pintar grandes áreas, devido à sua potência.

Funcionamento de um Compressor Industrial

Agora você deve estar se perguntando como funciona um compressor industrial. Entenda a seguir!

Quando falamos em compressor de ar, estamos tratando de um equipamento pneumático que consegue captar o ar que está no ambiente, armazená-lo sob alta pressão em um reservatório próprio e transformá-lo em ar comprimido.

Os compressores de ar para sistema industriais são concebidos para dar suprimento de ar a unidades industriais e, embora sejam maiores e mais caros, seu funcionamento básico permanece sendo o mesmo dos demais modelos.

Isso porque, esse tipo de compressor de ar comprimido fornece energia para diversos padrões de ferramentas e máquinas.

Para que a produção seja realizada da maneira esperada, são exigidos dos equipamentos constante e satisfatório desempenho diário.

Por isso que a manutenção de compressores industriais torna-se a parte mais importante do processo do processo de fabricação de todas as indústrias que utilizam o equipamento.

Diante tantas variações deste produto no mercado, existem diversos tipos de manutenção de compressores industriais. Sendo cada uma pensada e desenvolvida conforme as necessidades apresentadas pelo aparelho.

Por se tratar de um equipamento de alto custo, o cuidado com a preservação da vida útil deve ser redobrado.

O valor mínimo para um compressor industrial usado é de R$ 4.500 em anúncios de sites de venda.

Tipos de Compressores Industriais

Cada modelo de compressor desempenha uma função específica para oferecer o melhor resultado de acordo com sua performance. Veja a seguir os tipos mais comuns de compressores industriais:

  1. Compressores industriais rotativos
  2. Compressores industriais de parafuso
  3. Compressores industriais de parafuso duplos
  4. Compressores industriais simples
  5. Compressores industriais herméticos
  6. Compressores industriais semi-herméticos
  7. Compressores industriais de palheta, entre outros.

Por que é tão importante realizar a Manutenção de Compressores Industriais?

Contratar um serviço de manutenção de compressores industriais é de extrema importância para manter o tempo de vida útil das peças.

Filtros e outros equipamentos podem ser influenciados no modo de utilização do compressor, um dos motivos pelo qual a manutenção de compressores industriais se faz necessário.

Por apresentar maior segurança ao serviço, a manutenção de compressores industriais é realizada por engenheiros e técnicos altamente qualificados.

Com uma grande linha de estoque de equipamentos para manutenção de compressores industriais, é possível atender imediatamente às necessidades do cliente e manter um contínuo fornecimento de produtos, sem paradas na produção.

Por meio de um elevado controle de qualidade, torna-se viável oferecer ao cliente o menor preço em peças originais. Além disso, as empresas encontram à disposição o melhor suporte preventivo e corretivo na manutenção de compressores industriais.

Desse modo, a manutenção de compressores industriais garante o correto funcionamento e promove vida útil ao equipamento, visando menor tempo de máquina parada.

Como acontece a Manutenção Preventiva?

É preciso encarar o fato de que o desgaste das peças de um equipamento pode vir a acontecer de forma gradual ou repentina.

O modo como é utilizado pode ser o fator decisório para essa questão.

Mas apesar da resistência e durabilidade dos compressores, é extremamente necessário revisar seu funcionamento com frequência por meio de medidas de prevenção.

A manutenção preventiva de compressores é feita a partir da avaliação da performance da máquina e suas condições de operação de componentes, por meio da manipulação de filtros de ar, filtros de óleo e filtro separador de ar e óleo.

Com isso, é possível prever casos de falhas antes mesmo que aconteçam e assim, tomar as ações que minimizem as irregularidades do equipamento.

Durante o processo de reparo faz-se uma análise geral do compressor para identificar a necessidade em renovar ou substituir determinada peça.

Dessa forma, é recomendado adquirir um produto de qualidade, em empresas reconhecidas no mercado e que ofereçam garantia de fabricação.

A realidade é que nenhum equipamento está isento de falhas, mesmo diante todas as vantagens de manter uma manutenção de compressores industriais.

Agora, quando o aparelho manifestar danos mais graves, será inevitável adotar medidas emergenciais advindas da manutenção corretiva.

Manutenção Corretiva de Compressores Industriais

Neste contexto, as correções do sistema comprometido são feitas de modo mais assertivo possível para que o equipamento não sofra mais perdas e  posteriormente, garanta mais economia ao usuário.

Geralmente, os compressores de ar apresentam falhas no conjunto de ventilação. Uma vez que o aparelho é encarregado de fornecer energia para ferramentas e máquinas.

Para assegurar o pleno funcionamento do compressor industrial, é necessário estabelecer uma rotina atentiva de manutenção corretiva.

Como o próprio termo sugere, isso faz com que se evite qualquer tipo de prejuízo.

Invista em boas estratégias de manutenção de compressores industriais!

É preciso entender a importância dos serviços de manutenção de compressores industriais na rotina de um empreendimento.

Contratar profissionais de confiança é o ponto de partida para a eficiência deste processo.

Porque através do conhecimento técnico, é possível realizar análise completa das condições de funcionamento dos aparelhos e observar demais sinais de reparos.

No setor industrial, a manutenção ganha ainda mais relevância diante à necessidade de revisão de itens como ventiladores de parede, que gera a circulação de ar no ambiente.

É dada essa maior atenção devido ao clima da indústria ser mais agressivo, decorrente à presença de agentes químicos e altas temperaturas de produção.

Por isso é tão importante recorrer à empresas especializadas que possuam experiência comprovada nas atividades de manutenção, inspeção e substituição de componentes industriais.

Além disso, todas as práticas devem seguir os padrões de exigências e a legislação previstas nas recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para garantir a eficiência e qualidade de um compressor, é fundamental contar com um fornecedor referência no mercado que ofereça soluções em ar comprimido e manutenção (preventiva e corretiva) dos equipamentos.

Até a próxima! [/column]

  
2020 Copyright © HC Compressores