CONHEÇA NOSSOS PREÇOS
SOLICITE UM ORÇAMENTO »

LIGUE PARA NÓS:
11 4231-5566 / 11 4231-2187

compressor de ar parafuso

Conhecer as funcionalidades de um compressor de ar parafuso faz toda diferença para aproveitar seu alto desempenho.

 

Muito utilizado nos mais variados segmentos industriais, o compressor de ar parafuso tem a finalidade de conceder ar comprimido em grande quantidade, diferentemente de um equipamento comum.

Os compressores de parafuso são amplamente aplicados em sistemas de tratamento de água, assim como em canteiros de obras, por exemplo.

Eles apresentam um custo benefício muito interessante diante sua qualidade e eficiência. Além disso, o equipamento é referência quando se trata um consumo de energia mais relevante.

Está pensando em adquirir um compressor de ar de parafuso mas não sabe como o equipamento funciona? A gente vai te ajudar nessa missão.

Continue lendo o conteúdo para saber as funcionalidades deste recurso que pode fazer toda diferença para o seu negócio. Vamos lá?

 

O que é e para que serve um Compressor de ar de Parafuso

Com design moderno e tecnologia, o compressor de ar de parafuso é um equipamento capaz de fornecer potência para as mais diversas ferramentas pneumáticas do setor industrial.

Por se apresentar versatilidade, ele pode ser empregado em muitas funções de usinas, mecânicas, oficinas e até mesmo em atividades menos complexas feitas em residências.

O compressor de ar de parafuso é uma excelente alternativa para quem deseja alto desempenho e economia. Suas características combinam resistência e baixo índice de manutenção.

Falando nisso, um dado interessante é que o compressor de ar tipo parafuso representa 10% do total de energia que é utilizada no setor industrial a nível global da atualidade.

 

Como funciona um Compressor de ar de Parafuso?

De modo geral, a estrutura do compressor de ar é montada de forma simples. Sem muitas peças, o que com certeza favorece questões relacionadas à manutenção e vida útil.

Geralmente é composto de dois parafusos helicoidais articulados – conhecidos por rotores (macho e fêmea) -, principal diferencial entre os modelos de pistão e de diafragma.

Os rotores servem para obstruir o ar para assegurar um alinhamento inteiramente preciso disponibilizando ainda vedação hidráulica em conjunto a transferência de energia mecânica entre o tempo de condução do rotor.

Deste modo, o ar entra no lado da sucção e se movimenta por meio das roscas presentes no parafuso.

Sendo assim, o compressor de ar de parafuso é classificado das seguintes maneiras:

 

Compressor de ar parafuso de velocidade fixa – equipamento de potência de 5 a 40 hp, é ideal operações de pequeno porte. Este compressor pode trabalhar durante 24 horas sem parar, sem perder eficiência. Também tem a vantagem de designs compactos e podem ser utilizadas em espaços reduzidos.

 

Compressor de ar parafuso de velocidade variável – modelo de que consegue gerar, tratar e armazenar ar a partir de uma única unidade. Tem potência que varia de 5 a 250 hp e é controlado por inversor de frequência, o que favorece a velocidade variável durante sua operação. É muito utilizado em indústrias ou grandes empreendimentos.

A operação do compressor de ar parafuso é entendida a partir do fluxo de ar e fluxo de óleo. Veremos a seguir como esses processos acontecem.

 

Fluxo de ar do Compressor 

  1. Com o motor ligado, a potência seguirá para unidade compressora;
  2. O movimento dos parafusos permite a entrada do ar atmosférico;
  3. O ar passa pelo Filtro de Ar e a Válvula de Admissão;
  4. Em seguida o ar é deslocado pelos rotores até a Válvula de Descarga;
  5. Agora o ar se mistura com o óleo (no reservatório Ar/Óleo) e passará pelo processo de centrifugação;
  6. Após essa etapa o ar já estará comprimido, mas segue ao Elemento Separador, para eliminar resquícios do óleo;
  7. Por fim o ar é enviado ao radiador de ar, onde será resfriado e depois ficará disponível na saída do compressor.

 

Fluxo de óleo do Compressor de ar

O ciclo de compressão só é possível quando o óleo chega na temperatura ideal na unidade compressora. E isso só ocorre quando:

  1. Dentro do reservatório ar/óleo o ar comprimido empurra o óleo para parte baixa;
  2. Essa pressão faz com que o óleo seja empurrado e levado até a válvula termostática, que será responsável por deixar o óleo na temperatura de até 80°C;
  3. Se o fluído ultrapassar essa temperatura, ele seguirá até o Radiador de Óleo, que será resfriado e enviado para o compressor;
  4. Antes de se unir ao ar na unidade compressora, o óleo passará em um filtro, e somente assim estará pronto.

 

Existe diferença entre o Compressor de ar de Parafuso e o de Pistão?

A resposta é sim!

Os compressores de pistão e de parafuso são bem diferentes. Entre eles, vemos a eficiência energética e a capacidade de operação contínua com carga máxima.

Por isso, o compressor de pistão é o modelo de equipamento mais indicado para trabalhos pesados e intenso que requerem resistência.

Poucos modelos de compressores de pistão que são feitos para potência superior a 15 hp. Por outro lado, os compressores de parafuso vêm ganhando espaço para produtos com potências menores.

Se comparado com equipamentos de pistão, os compressores de ar de parafuso detém maior variedade de acessórios acoplados aos produtos, como resfriador posterior.

Além disso, eles possuem rendimento superior que chega a 98% por meio de filtros integrados. O que consequentemente, gera qualidade.

 

Compressor de ar de Parafuso da Schulz

Munida das suas melhores práticas de engenharia, a Schulz desenvolve compressores de ar que se diferenciam pela qualidade e robustez.

Com o funcionamento integral diário, o equipamento mostra-se uma excelente opção de custo benefício de manutenção.

Os modelos de compressores de ar de parafuso Schulz da linha Lean, Dynamic, Compact e SRP 4000, com diferentes variações de potência: entre 5 a 250 hp.

 

  • Compressor de Ar de Parafuso SRP 4060

A linha Lean é recomendada para indústrias que procuram confiabilidade e investimentos mais baixos.

Em comparação com os demais, os produtos enquadrados na linha Lean detém menos ruído, opera 24 horas e apresentam um controle que possui interface digital.

Os produtos Dynamic são considerados uma linha versátil para aplicações de alto desempenho para locais de tamanhos menores e difícil acesso com temperatura de até 45°C.

Outro diferencial da linha é que a interface dos produtos é eletrônica e monitora continuamente a máquina. Desta forma, facilita a sinalização de falhas.

 

  • Compressor de Ar de Parafuso Compact Schulz

Os Compressores de Ar de Parafuso da linha Compact não possuem cabine, o que permite um design compacto que propicia instalações em lugares pequenos e acesso aos componentes para manutenção preventiva de forma facilitada.

Já os produtos SRP 4000 é a solução industrial ideal para quem deseja uma geração, tratamento e armazenamento de ar em um único equipamento de forma completa.

 

Benefícios de um Compressor de ar de Parafuso

Dentre os principais benefícios inerentes ao compressor de ar de parafuso, seu formato destaca-se por se tratar de uma alternativa compacta, além de um desempenho de vibração suave.

Outras vantagens a se destacar são: o tamanho compacto, número inferior de partes móveis, além da resistência já citada.

Sendo assim, contam com uma montagem padrão que pode se diferenciar em pequenas características com o intuito de atender demandas mais específicas.

Prestando importante papel em situações que dependam de alto fluxo de ar, o compressor de ar de parafuso é elaborado seguindo os mais altos padrões de qualidade.

Por essa razão, conta com matérias primas distintas que lhe confere resistência elevada, e, por consequência, uma vida útil consideravelmente maior do que se encontra em apetrechos de funções similares.

 

Como preservar o alto desempenho?

A fim de obter toda competência fornecida por um compressor de ar de parafuso, recomenda-se a efetivação da lubrificação a base óleo.

Isto acontece através de uma injeção do produto nas cavidades de compressão, colaboração para a vedação e concedendo dissipador de resfriamento destinado a carga de gás.

A operação irá diminuir com agilidade as partículas de carga do ar comprimido de filtração de partículas.

Contudo, para aproveitar essa eficiência do compressor de ar de parafuso deve-se fazer a instalação correta. Em uma superfície plana e com distâncias das paredes e teto.

  
2020 Copyright © HC Compressores